Abstract:
A literatura esteve, está e tende a consolidar cada vez mais o seu papel na formação
de crianças, jovens e adultos. A sociedade midiatizada não se limita, porém, aos livros
repletos de texto verbal cujas lacunas devem ser preenchidas exclusivamente pela
imaginação. O livro é multissemiótico e traz consigo muitas mensagens,
principalmente o livro ilustrado de literatura infantil. Esta dissertação de mestrado tem
o objetivo geral de investigar o papel da imagem na construção do sentido em livros
infantis de autores(as) ilustradores(as), com foco na multimodalidade e no contexto
pedagógico. Como objetivos específicos, pretendemos: aplicar a Gramática do Design
Visual ao estudo das imagens em livros infantis; identificar recorrências quanto aos
recursos semióticos presentes nas imagens nos livros infantis selecionados e
demonstrar categorias úteis para a análise da imagem no livro infantil, tendo em vista
o contexto pedagógico. Para a seleção dos livros, foram seguidos critérios: a)
delimitamos uma amostragem de três livros de autores-ilustradores, isto é, casos em
que o próprio autor ilustrou sua história; b) optamos por livros que estivessem
elencados pela Revista Crescer em 2015 (todos publicados em 2014), que listou os
30 melhores livros de literatura infantil daquele ano; c) optamos por livros coloridos
dessa lista, que tivessem entre 15 e 35 páginas e que apresentassem texto verbal e
texto visual imagens. Para este projeto de dissertação, a proposta é trabalhar com a
Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006), por meio de uma
pesquisa qualitativa, de análise multimodal, analisando as obras selecionadas, para
atingir essa proposta, essa pesquisa perpassa pelos conceitos teóricos de livro como
tecnologia, literatura infantil, multiletramentos e multimodalidade. Com o resultado
deste trabalho, desejamos entender como as imagens atuam na composição das
histórias infantis e como os autores-ilustradores fazem o seu uso atrelado ao propósito
e à temática de cada obra. Acreditamos que o resultado deste trabalho configura-se
como uma importante ferramenta de estudo para leitores adultos, de modo a incentivar
uma leitura completa de obras literárias para crianças, levando, por meio de
educadores esse olhar amplificador para dentro da sala de aula, a fim de trazer
resultado na formação de leitores mais preparados e críticos.