AMF - Respositório Acadêmico

Análise multimodal de livros infantis: um olhar além do texto verbal

Show simple item record

dc.contributor.author MICHELOTTI, Patricia
dc.date.accessioned 2022-11-08T23:33:14Z
dc.date.available 2022-11-08T23:33:14Z
dc.date.issued 2022-03-31
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/794
dc.description.abstract A literatura esteve, está e tende a consolidar cada vez mais o seu papel na formação de crianças, jovens e adultos. A sociedade midiatizada não se limita, porém, aos livros repletos de texto verbal cujas lacunas devem ser preenchidas exclusivamente pela imaginação. O livro é multissemiótico e traz consigo muitas mensagens, principalmente o livro ilustrado de literatura infantil. Esta dissertação de mestrado tem o objetivo geral de investigar o papel da imagem na construção do sentido em livros infantis de autores(as) ilustradores(as), com foco na multimodalidade e no contexto pedagógico. Como objetivos específicos, pretendemos: aplicar a Gramática do Design Visual ao estudo das imagens em livros infantis; identificar recorrências quanto aos recursos semióticos presentes nas imagens nos livros infantis selecionados e demonstrar categorias úteis para a análise da imagem no livro infantil, tendo em vista o contexto pedagógico. Para a seleção dos livros, foram seguidos critérios: a) delimitamos uma amostragem de três livros de autores-ilustradores, isto é, casos em que o próprio autor ilustrou sua história; b) optamos por livros que estivessem elencados pela Revista Crescer em 2015 (todos publicados em 2014), que listou os 30 melhores livros de literatura infantil daquele ano; c) optamos por livros coloridos dessa lista, que tivessem entre 15 e 35 páginas e que apresentassem texto verbal e texto visual imagens. Para este projeto de dissertação, a proposta é trabalhar com a Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006), por meio de uma pesquisa qualitativa, de análise multimodal, analisando as obras selecionadas, para atingir essa proposta, essa pesquisa perpassa pelos conceitos teóricos de livro como tecnologia, literatura infantil, multiletramentos e multimodalidade. Com o resultado deste trabalho, desejamos entender como as imagens atuam na composição das histórias infantis e como os autores-ilustradores fazem o seu uso atrelado ao propósito e à temática de cada obra. Acreditamos que o resultado deste trabalho configura-se como uma importante ferramenta de estudo para leitores adultos, de modo a incentivar uma leitura completa de obras literárias para crianças, levando, por meio de educadores esse olhar amplificador para dentro da sala de aula, a fim de trazer resultado na formação de leitores mais preparados e críticos. pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Multimodalidade pt_BR
dc.subject Gramática do Design Visual pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title Análise multimodal de livros infantis: um olhar além do texto verbal pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account