Abstract:
O presente artigo versa sobre o tema da liderança e de sua capacidade de articular a gestão de pessoas para alcançar os objetivos organizacionais. A gestão de pessoas é uma tarefa complexa e essencial para a condução dos negócios. Neste estudo, a referida prática é abordada em seu aspecto interno, principalmente, demonstrando as habilidades da figura do líder na construção de equipes vencedoras e de bons relacionamentos com os stakeholders, essenciais para a sustentabilidade e consolidação dos objetivos da empresa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, qualitativa e com delineamento de estudo de caso, operacionalizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observação in loco. Com base na análise de conteúdo empregada, constatou-se a importância da figura do líder e suas competências de gestão de pessoas, no que diz respeito ao desenvolvimento de práticas coerentes com sua essência e com os propósitos de negócio fixados. Nesse sentido, conclui-se que cabe ao líder, inicialmente, a condução do processo de construção de relacionamento, em âmbito interno e externo, em primeira pessoa, e posteriormente, o mapeamento de potencialidades vinculado ao processo de delegação, cruciais para a expansão do negócio.