Abstract:
O presente trabalho tem a finalidade de identificar as estratégias de marketing que propiciam visibilidade. O estudo de caso foi realizado em um time especifico de futsal, a Assoeva Futsal da cidade de Venâncio Aires, RS. A pesquisa abordou os conceitos referentes ao marketing, suas estratégias, os 4Ps do marketing, buscando mostrar a relação entre essas definições e as estratégias de marketing que o clube utiliza. Os autores utilizados foram Bonne e Kurtz, (2009), assim como Kotler e Keller (2006). A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, com um estudo de caso em uma equipe profissional. A coleta de dados foi realizada, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstraram que, as estratégias que o clube utiliza são promoções para os jogos (descontos em ingressos antecipados), promoções em datas especiais (dia dos namorados). A corrente divulgação em mídia espontânea da imprensa local ajuda a melhorar a visibilidade tanto da Assoeva quanto do
Futsal.