Abstract:
Compreender o jovem e seu estilo de vida é objeto de estudo da Educação e da Psicologia. O presente trabalho é decorrente do projeto “Jovem e Estilo de Vida”, uma proposta educativa que visa provocar o jovem ao autoconhecimento e ao desenvolvimento de suas potencialidades, utilizando-se a metodologia Ontopsicológica. Desenvolvido no Instituto ConSer, localizado na cidade de Curitiba, o projeto utiliza os fundamentos epistemológicos e os instrumentos da escola ontopsicológica, tais como: cinelogia, imagogia, consultoria de autenticação e utilização do Teste dos Seis Desenhos (T6D). Para avaliar as mudanças e a manutenção do estilo de vida dos participantes, esta pesquisa investiga como o jovem edifica e percebe alterações nos aspectos do trabalho, saúde, relações afetivas, sexuais, familiares, satisfação pessoal e constrói uma nova percepção de si. Para a coleta de dados emprega-se um questionário e aplica-se o T6D. Os participantes da pesquisa são 10 jovens, de ambos os gêneros, com idade entre 24 e 35 anos, universitários e graduados, em início de carreira profissional que participaram do referido projeto no período entre 2008 – 2010. A análise dos dados obtidos através do questionário aponta que a amostra apresenta sentimento de prazer pelo trabalho e satisfação com a vida. Demonstra que o conhecimento de si mesmo auxilia na compreensão de um estilo de vida que o diferencia e essas mudanças são ratificadas no T6D. Afirma-se que o uso da metodologia Ontopsicologica para a formação humanística dos jovens representa um modelo diferenciado para o desenvolvimento sadio do futuro adulto.