Abstract:
Dada a dificuldade enfrentada pelos empresários de falta de pessoas disponíveis para as funções de liderança no âmbito das empresas, o presente trabalho tem por objetivo analisar os critérios utilizados para identificar pessoas com potencial de liderança entre os colaboradores das empresas pesquisadas; analisar como se dá o processo de preparação e desenvolvimento de lideres nas empresa, bem como verificar as possíveis relações entre o modo como o empresário desenvolveu sua liderança e o modo como desenvolve seus líderes. A metodologia da pesquisa caracteriza-se por um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Participaram seis empresárias, sócias proprietárias de empresas de pequeno e médio porte, da região norte do Rio Grande do Sul, selecionadas por um critério de conveniência. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário contendo itens referentes a dados pessoais e questões relativas às categorias concepção de liderança, liderança em potencial e preparação e desenvolvimento dos líderes. Constata-se que as participantes do estudo se orientam por meio da vivência e da experiência sem conhecimento técnico relativo à identificação e desenvolvimento de liderança e sem a busca da evolução técnica e racional sobre este aspecto.