Abstract:
Este artigo apresenta a construção de um guia de identificação e de comunicação da real identidade de uma empresa a partir das características personológicas de seu líder. Partindo dos pressupostos da escola ontopsicológica, a pesquisa se utiliza dos conceitos de informação ôntica e informação memética, identidade e imagem, e se constitui com método de estudo de caso de um empresário do Rio Grande do Sul do ramo de restaurantes, eleito Restaurateur do Ano 2010 pelo Guia Quatro Rodas, especializado em gastronomia italiana na região serrana do estado. Foram utilizadas como instrumentos de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e a observação como cliente/consumidor do seu produto. Com este trabalho, evidenciou-se que as características de um líder estão presentes na empresa que conduz e estas são elementos que constituem sua real identidade. Dessa forma, cria-se um foco de atuação para a comunicação empresarial, que terá como escopo identificar, individuar e trabalhar para reforçar e dar visibilidade a estas características, dando uma forma para a genialidade do fazer aquele produto ou serviço. Conclui-se, assim, que existe um novo campo de atuação para a comunicação empresarial, que deverá se basear em uma figura até então pouco mencionada na bibliografia sobre o tema – o líder – e também retomar o Humanismo como referência para a realização de uma comunicação que, além de colaborar com os líderes, possa ajudar a desenvolver o próprio ser humano.