Abstract:
O planejamento estratégico é uma ferramenta que busca mostrar as definições da empresa de
acordo com o que ela almeja no futuro. Entretanto, existem empresas que mesmo sem utilizar
essas técnicas atingem o sucesso, no entanto, acabam se tornando frágeis perante às
oportunidades. Este estudo tem por finalidade formalizar e delinear, segundo as premissas do
planejamento estratégico, a estrutura base para a criação de um plano estratégico empresarial
para guiar o estabelecimento dos objetivos organizacionais de uma oficina mecânica diesel
pesada. Para este estudo, utilizou-se a abordagem qualitativa, pesquisa descritiva e foi
classificada como um estudo de caso. Como procedimentos, efetuou-se uma pesquisa
bibliográfica e documental com diversos autores. A coleta, observação e análise dos dados
baseou-se na realização de uma entrevista com o empresário. Como conclusão da pesquisa, foi
possível compreender que o planejamento estratégico tem como função básica direcionar a
empresa, por meio de suas etapas, visto que para construção do planejamento requer a definição,
por parte do gestor, de princípios essenciais para o funcionamento da empresa, como missão,
visão e valores organizacionais.