Abstract:
Instituições e empresas, de maneira geral, necessitam estar constantemente ouvindo a opinião de seus
clientes para que seu negócio possa crescer e evoluir de acordo com sua visão. Dessa necessidade, surgem
as ouvidorias, servindo como um canal de comunicação com o intuito de facilitar essa interação. Na
Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), utiliza-se um sistema de ouvidoria através de uma urna, um canal
de difícil acesso e não muito seguro. Entende-se, então, que a instituição carece de um sistema mais
moderno, com uma solução que contribua com o ambiente da Faculdade, criando um canal rápido, prático
e seguro entre pessoas e a Instituição, aumentando a proximidade entre ambas as partes. Diante disso, o
presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema web de Ouvidoria, projetado para
a AMF, onde foram utilizadas as linguagens de programação C# e TypeScript, frameworks e bibliotecas
como ASP.NET Core e React e o padrão de desenvolvimento REST. Para tanto, foram elaborados
diagramas UML, modelo entidade-relacionamento, dicionário de dados e foi desenvolvido um software
seguindo o paradigma DDD e arquitetado em camadas, havendo assim a divisão de responsabilidades
entre cada uma. O resultado do trabalho constitui-se em um sistema web, o qual foi apresentado suas
telas e funcionalidades principais.