Abstract:
Por meio de um estudo de caso este trabalho apresenta o planejamento estratégico para
uma pequena empresa de vidraçaria e móveis, situada na região centro do Rio Grande
do Sul, na cidade de Faxinal do soturno. A empresa se encontra em um mercado
competitivo e, por ser uma empresa pequena, ainda não delineou completamente sua
estrutura organizacional. Portanto, não possui a descrição da sua identidade
formalizada. Seu método de planejamento ainda precisa ser melhor elaborado, de
modo a conduzir seu desenvolvimento em meio ao mercado. Considerando que o
planejamento estratégico é um instrumento que visa auxiliar na projeção de
crescimento vinculada aos objetivos da empresa, este estudo teve como finalidade
apresentar ferramentas e conceitos do planejamento estratégico para auxiliar na
construção de seus objetivos, de acordo com sua identidade organizacional e análise
dos fatores de competitividade da empresa frente ao mercado, para assim diagnosticar
seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Utilizando a análise SWOT e as
ferramentas para determinação da identidade organizacional, este estudo também
possibilitou criar a identificação de missão, visão e valores da empresa, conforme
conceitos e metodologia para o planejamento estratégico e das ferramentas mais
adequadas à realidade da empresa. Contudo, a metodologia parte de uma pesquisa
descritiva com abordagem qualitativa, realizando também análise documental, com
entrevista semiestruturada, a fim de chegar a um resultado que pudesse ser relevante à
empresa e ao seu futuro empresarial.