Abstract:
O líder constantemente deve tomar decisões, e, devido ao desenvolvimento
acelerado da tecnologia, essas decisões são cada vez maiores e mais significativas,
pois esta mesma tecnologia torna uma empresa de fundo de garagem milionária ou
uma grande empresa obsoleta. Essas decisões que o líder deve tomar ao longo do
seu dia a dia muitas vezes são pautadas na própria experiência, ou seja, baseadas
em resultados já obtidos, nos processos matemáticos existentes, conselhos e opiniões
de sócios, gerentes, administradores, conselheiros ou mesmo da família. Portanto,
este trabalho teve como tema estudar os diversos modos com que o líder toma
decisões nos seus negócios além dos processos da racionalidade. Analisou-se qual o
método que o líder utiliza na tomada de suas decisões empresariais; verificou-se quais
métodos estatísticos ou racionais que o líder utiliza para a tomada de decisão; citouse quais outras formas de decisão que o líder utiliza além da racionalidade e
examinou-se se havia diferença de critérios de decisão entre os líderes que estudam
Ontopsicologia e os que não estudam ou que estão iniciando os estudos. Os métodos
utilizados para a compreensão deste estudo foi um questionário com perguntas
abertas e fechadas, que foi aplicado a dois grupos: sendo um composto por iniciantes
do curso da Escola de Negócios e outro grupo pelos alunos da turma mais avançada
do MBA – Business Intuition, ambos os grupos localizados na Antonio Meneghetti
Faculdade, Restinga Sêca. Também foi realizada uma entrevista com três
empresários que estudam a Ontopsicologia há mais de dez anos. O motivo desde
trabalho foi para mostrar que existem outras formas que o líder pode utilizar seu
critério de decisão, e que não importa o quanto o mundo mude, a escolha otimal
sempre virá do nosso Em Si ôntico, porém não significa que devemos deixar de lado
a racionalidade, mas unir as duas formas, afinal a racionalidade é necessária para
poder colher a intuição.