Abstract:
Com o advento da tecnologia digital, o marketing on-line tornou-se um diferencial competitivo
para as organizações e marcas pessoais, visto que nesse cenário é fortemente fomentada a
interação existente entre empresa e cliente através de diversas ferramentas disponíveis, dentre
elas destacam-se as redes sociais. Nesse sentido, o uso da rede social Instagram tem ganhado
grande destaque, pois, atualmente, seu crescimento se eleva em relação às demais redes sociais.
Associado a isso, o processo de Inbound Marketing é o grande aliado dos negócios, em razão do
seu conceito, compreendido por atrair os consumidores por meio de um conteúdo relevante,
transformando-os em defensores das marcas. Assim, após despertar o interesse, são os usuários
que procuram informações dos fabricantes. O objetivo deste artigo é apresentar que a rede social
Instagram vai muito além de uma simples plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos, ela
pode ser utilizada, e vem sendo, como um instrumento de aproximação entre os consumidores e
as marcas. Pontua-se que a publicidade utiliza este ambiente para divulgar produtos ou serviços
de uma maneira eficaz e contundente, de modo que as mesmas influenciam, despertem o gosto, a
atenção e aguçam os sentimentos dos consumidores, visto que estes se tornaram fator principal
para o sucesso de um empreendimento. Para concretização deste objetivo, foram seguidos alguns
passos conhecidos como 8P’s do Marketing Ditgital, realizados a partir de uma pesquisa sobre os
usuários ali presentes, contando com a atração do público alvo no Instagram a partir dessas
estratégias. Após seu planejamento e execução, foi constatado o aumento do engajamento e
interações no perfil.