Abstract:
Este artigo objetiva entender como os problemas surgem na empresa objeto de pesquisa e
quais impactos geram ao negócio. Para tanto, elencou-se como objetivos específicos:
identificar motivações pelas quais ocorrem os conflitos organizacionais de um modo geral,
explorar as possíveis origens dos problemas identificados durante a pesquisa de campo,
verificar quais os impactos que os conflitos e problemas causam à empresa objeto de estudo,
buscar, no material teórico utilizado, como o Líder e os gestores podem administrar os
conflitos organizacionais dentro de seu negócio. A pesquisa contemplou uma exposição
teórica acerca dos conflitos organizacionais, psicologia empresarial e ética do líder e expôs os
resultados obtidos a partir de uma pesquisa de campo realizada na empresa Artestilo
Molduras. A pesquisa possui natureza qualitativa, cujo tipo é o exploratório. Adotou-se a
pesquisa bibliográfica e de levantamento. Como resultados, verificou-se que os conflitos são
inerentes ao ambiente de trabalho e podem ser funcionais ou disfuncionais. Se houver uma
boa liderança, os conflitos podem beneficiar o negócio. O trabalho traz também a importância
do papel do líder em selecionar pessoas com capacidade liderística para fazer parte de seu
projeto, bem como a necessidade de prestar atenção na dinâmica do ambiente. Da pesquisa de
campo colheu-se que muitos dos problemas pessoais afetam o desempenho dos colaboradores,
e, em geral, existe desconexão entre teoria estudada e a prática verificada. Portanto, é válida a
leitura e reflexão sobre os apontamentos realizados, uma vez que possibilita aperfeiçoar a
empresa analisada, bem como demais negócios.