Abstract:
Este trabalho tem como escopo identificar, evidenciar e sugerir melhorias na comunicação
eficaz e na entrega de soluções em serviços contábeis. O objetivo é colaborar com o
empresário e favorecer o alinhamento do serviço oferecido com as reais demandas de seus
clientes, em tempo hábil. A metodologia utilizada foi a entrevista com os colaboradores da
empresa selecionada, que foram previamente apontados pelo gestor como líderes de seus
setores. Posteriormente, foram realizadas entrevistas com alguns clientes que, na sua
totalidade, alegam ter contatos com êxito com o gestor e dificuldades de comunicação com
outros colaboradores da empresa investigada. Considerando os resultados obtidos através das
entrevistas e de acordo com o referencial bibliográfico, baseado na metodologia FOIL,
constatou-se a necessidade de treinamento e aperfeiçoamento dos líderes de negócio,
responsáveis por cada carteira de clientes. O objetivo é fazer com que cada gestor receba a
demanda do seu setor, distribua as tarefas internamente e retorne ao cliente no prazo
combinado.