Abstract:
Este estudo tem o objetivo de analisar a aplicabilidade do conceito de Lifelong
Learning, a aprendizagem ao longo da vida, no ambiente de ensino como uma forma
de adaptação às necessidades e saberes do futuro através do desenvolvimento de
Soft Skills, as chamadas habilidades humanas e sociais. Para tanto, são estudados
primeiramente os conceitos de Lifelong Learning e sua relação com o
desenvolvimento pessoal e profissional do aluno; apresentando posteriormente os
conceitos de Soft Skills no viés do desenvolvimento das habilidades interpessoais
dos mesmos. A metodologia é qualitativa embasada na revisão bibliográfica, no
estudo de caso da criação e aplicação da disciplina de Negócios Digitais e na
pesquisa de percepção dos alunos. Aliando a teoria com os casos práticos
estudados podemos concluir que existe uma forte ligação no desenvolvimento das
habilidades interpessoais com os objetivos e necessidades dos alunos em relação
ao seu futuro pessoal e profissional, destacando o movimento de retroalimentação
dos conceitos, tanto no impulsionamento das habilidades humanas como na
construção de um caminho de aprendizagem significativa para a vida.