dc.description.abstract |
A psicoterapia como premissa na formação de um pedagogo é a temática abordada neste
estudo. Esse tema não é de fácil compreensão por se tratar do profissional pedagogo em
primeira pessoa e colocar em análise o seu resultado como educador. A motivação para
realizar esse trabalho foi entender que o ser humano não se conhece por inteiro, logo
não pode dar o máximo de si e com isso não contribui de modo efetivo na formação de
um outro para que esse se torne ele mesmo. Para essa pesquisa foi desenvolvido um
estudo bibliográfico através dos livros do autor Antonio Meneghetti que abordam a
temática da psicoterapia como premissa para ser um pedagogo de valor, isto é, que
compreenda a sua prática como efetivo formador de um outro. Partindo da crise atual da
educação, a qual, apesar de ser evidenciada e tratada por diversos autores
contemporâneos, permaneceu sem solução, pois abordaram somente os efeitos.
Meneghetti (2014) evidencia a causa dessa crise e propõe uma solução, que coloca o
homem como fator único responsável, capaz de fazer o processo de mudança por meio
do autoconhecimento e da sua função como humano. Esse estudo demonstra a
importância da autenticidade do Eu para um profissional pedagogo que pretende ser
formador de outros seres humanos. |
pt_BR |