AMF - Respositório Acadêmico

Implicações da arte no processo de alfabetização

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dc.contributor.author SILVA, Lisiane Ouriques da
dc.date.accessioned 2021-11-16T18:48:26Z
dc.date.available 2021-11-16T18:48:26Z
dc.date.issued 2021-08-14
dc.identifier.uri http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/handle/123456789/729
dc.description.abstract O Escopo da pesquisa é compreender como a arte está presente na alfabetização. Tem como objetivo geral Investigar quais as implicações que existem entre arte e alfabetização. Para uma abordagem mais simplificada ao nosso entendimento, destacamos em cinco subtópicos, a intenção de fundamentar teoricamente o tema. São eles: 1. Alfabetização; 2. A Arte na Alfabetização; 3. A Arte na alfabetização: um exemplo em Reggio Emília; 4. A Alfabetização, a Arte e a BNCC; 5. A OntoArte como fundamento de compreensão do processo alfabetizatório. A alfabetização começa muito antes da criança ter acesso a escola, ela aprende dentro de seu mundo particular, trazendo consigo uma bagagem familiar independente de ser correto ou não. Através de imagens, perspectivas, sem muito sentido, mas com muita imaginação e criatividade a criança consegue se expressar, pois o que ela mais gosta de fazer é brincar, pular, desenhar, riscar, cantar, dançar, possibilitando uma transparência do que está pensando. A arte é considerada um instrumento, um meio de comunicação e expressão, assim como a letra ou as sílabas, imagens com formas ainda indefinidas podem comunicar as sensações e o pensamento. Utilizamos as concepções que encontramos nos escritos de Derdyk (2015), Pillar (1996), Soares (2020), Ferreiro e Teberosky (1999) bem como em Meneghetti (2003, 2010, 2012, 2014, 2018), entre outros, para considerar a alfabetização como um processo de transformação. Onde é possível utilizar a arte como ponte de interações a partir de desenhos, traços, manchas, recorte e colagens, montagens e representações de várias ordens antes mesmo da criança conhecer a escrita e se alfabetizar propriamente dito. Dessa forma, um traço, uma linha, um símbolo que seja, pode ser identificado como uma letra ou uma palavra que faz sentido num processo que junta a teoria com a prática, estimulando o início de uma aprendizagem com a coerência de entendimento e interpretação, que resultará significativamente na aquisição da língua escrita. pt_BR
dc.subject Artes pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Processo pt_BR
dc.title Implicações da arte no processo de alfabetização pt_BR


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