AMF - Respositório Acadêmico

Educação financeira na relação pais e filhos

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dc.contributor.author KIEFER, Giane
dc.date.accessioned 2021-11-16T19:02:54Z
dc.date.available 2021-11-16T19:02:54Z
dc.date.issued 2021-08-13
dc.identifier.uri http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/handle/123456789/730
dc.description.abstract A pesquisa tem como objeto de estudo a Educação financeira realizada entre pais e filhos. Por estar contida na Base Nacional Comum Curricular estas devem ser trabalhadas como conteúdos transversais na educação Básica. O principal objetivo é verificar como está se dando a Educação financeira nas relações pais e filhos e quais hábitos existem em relação com o dinheiro. A pesquisa qualitativa, de campo, ocorreu por meio de questionários com onze pais de uma turma de 4o . ano dos anos iniciais da Escola Municipal Santos Reis da cidade de Agudo (RS). O questionário foi construído a partir dos temas: gratificação, orientação, organização financeira, desperdício/supérfluo. Os questionários foram enviados aos pais que responderam e, por meio da análise dos dados, foi possível perceber que a maioria dos pais não gratificam seus filhos, alguns lhe dão mesada. Para Meneghetti (2015), dar dinheiro às crianças ou oferecer a elas oportunidades para ganhar seu próprio dinheiro é o modo de desenvolver a autonomia financeira na criança. É preciso dar às crianças a autonomia para os filhos terem o contato com o real que o adulto vive, assim se tornarão adultos mais conscientes. Os pais em sua maioria admitem ter controle de gastos, porém não envolvem o filho nessa prática. D´Aquino (2014), sugere que os filhos fazem o que os pais vivem, então o controle de gastos deve ser uma responsabilidade desde da infância, afinal, na vida precisamos cuidar com responsabilidade do dinheiro. O consumismo, conforme Meneghetti (2013) é visto como supérfluo se não houver um critério de funcionalidade naquilo que o sujeito consome. A maneira de consumir pode variar em cada família mas, não dependerá de dinheiro, e sim daquilo que é considerado fundamental naquela situação, assim, se estabelece a diferença entre o consumo funcional e o supérfluo. Com a pesquisa revelou que com a educação financeira é possível desenvolver autonomia e responsabilidade nas crianças e sobretudo, ela é um modo da família e da escolas inserirem o grande ausente, o estado. pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Relação pais e filhos pt_BR
dc.subject Gestão financeira pt_BR
dc.title Educação financeira na relação pais e filhos pt_BR


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