dc.description.abstract |
A pesquisa tem como objeto de estudo a Educação financeira realizada entre pais e filhos. Por
estar contida na Base Nacional Comum Curricular estas devem ser trabalhadas como
conteúdos transversais na educação Básica. O principal objetivo é verificar como está se
dando a Educação financeira nas relações pais e filhos e quais hábitos existem em relação
com o dinheiro. A pesquisa qualitativa, de campo, ocorreu por meio de questionários com onze
pais de uma turma de 4o
. ano dos anos iniciais da Escola Municipal Santos Reis da cidade de
Agudo (RS). O questionário foi construído a partir dos temas: gratificação, orientação,
organização financeira, desperdício/supérfluo. Os questionários foram enviados aos pais que
responderam e, por meio da análise dos dados, foi possível perceber que a maioria dos pais
não gratificam seus filhos, alguns lhe dão mesada. Para Meneghetti (2015), dar dinheiro às
crianças ou oferecer a elas oportunidades para ganhar seu próprio dinheiro é o modo de
desenvolver a autonomia financeira na criança. É preciso dar às crianças a autonomia para os
filhos terem o contato com o real que o adulto vive, assim se tornarão adultos mais
conscientes. Os pais em sua maioria admitem ter controle de gastos, porém não envolvem o
filho nessa prática. D´Aquino (2014), sugere que os filhos fazem o que os pais vivem, então o
controle de gastos deve ser uma responsabilidade desde da infância, afinal, na vida
precisamos cuidar com responsabilidade do dinheiro. O consumismo, conforme Meneghetti
(2013) é visto como supérfluo se não houver um critério de funcionalidade naquilo que o sujeito
consome. A maneira de consumir pode variar em cada família mas, não dependerá de dinheiro,
e sim daquilo que é considerado fundamental naquela situação, assim, se estabelece a
diferença entre o consumo funcional e o supérfluo. Com a pesquisa revelou que com a
educação financeira é possível desenvolver autonomia e responsabilidade nas crianças e
sobretudo, ela é um modo da família e da escolas inserirem o grande ausente, o estado. |
pt_BR |