AMF - Respositório Acadêmico

A aprendizagem das crianças e a relação familiar: uma perspectiva ontopsicológica

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dc.contributor.author BORTH, Aline Rosangela
dc.date.accessioned 2023-09-11T22:28:05Z
dc.date.available 2023-09-11T22:28:05Z
dc.date.issued 2023-07-20
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/817
dc.description.abstract É imprescindível o efetivo diálogo entre a família e a escola no processo de aprendizagem da criança. No entanto, nesta interlocução, deve-se considerar a informação-base, o Em Si ôntico, de cada sujeito, ou seja, as peculiaridades que precisam ser levadas em conta no percurso de formação e de desenvolvimento deste. Este estudo apresenta como pergunta de pesquisa: a aprendizagem e a dificuldade de aprendizagem apresentadas pelas crianças, podem ter relação com a família? O objetivo geral deste trabalho consiste em compreender o papel da família no processo de aprendizagem da criança, dentro da abordagem da Pedagogia Ontopsicológica, para contribuir numa formação à autorrealização. Para auxiliar nesta compreensão, o estudo tem como objetivos específicos: a) estudar o que é a aprendizagem, para crianças que frequentam a Educação Infantil e Ensino Fundamental; b) identificar o que contribui e o que dificulta a aprendizagem das crianças na relação família-escola. O estudo, uma pesquisa qualitativa, realizou-se a partir de uma revisão bibliográfica articulada com cinco entrevistas, realizadas com profissionais com conhecimentos teóricos e experiência prática com a Pedagogia Ontopsicológica. As perguntas foram: 1. Para você, o que é aprendizagem, dentro da abordagem da Pedagogia Ontopsicológica? 2. Em relação à família, no seu entender, qual o papel dela na aprendizagem da criança?; 3. A dificuldade de aprendizagem de uma criança, segundo a Pedagogia Ontopsicológica, pode ter relação com a família? Como? As conclusões do estudo sinalizam que as dificuldades de aprendizagem são um fenômeno complexo e multifatorial que requer uma abordagem interdisciplinar e integradora de casa e da escola. Mas o mais importante é que a família deve buscar ajuda, procurar psicoterapia, aprender sobre si mesma e cada indivíduo crescer como pessoa. A criança depende dela, e a partir da felicidade e satisfação da mãe ou do adulto-mãe, a criança também se tornará uma pessoa autônoma. Acreditamos que só assim é possível promover o pleno desenvolvimento das crianças e garantir o seu direito de viver da forma como nasceram. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Dificuldade de aprendizagem pt_BR
dc.subject Pedagogia Ontopsicológica pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title A aprendizagem das crianças e a relação familiar: uma perspectiva ontopsicológica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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