Abstract:
Este estudo pretendeu analisar de que modo se dá a autonomia da criança na relação dela com o social e quais as contribuições que o desenvolvimento da autonomia traz para a vida dos pequenos a fim de consentir a autorrealização. A autonomia infantil pode ser considerada como a capacidade de definir os seus próprios limites, sem a necessidade da ajuda de outros. Como outros não se considera apenas os adultos, seus pais; mas também indivíduos do meio social. O objetivo principal foi compreender como se dá o processo de autonomia em crianças entre seis e sete anos para que se possa auxiliar a coadjuvar a sua autorrealização. Buscou-se também estudar o que é a autonomia, individuar características de crianças nesta fase e, distinguir o desenvolvimento de crianças autônomas e crianças dependentes. Se caracteriza como uma pesquisa exploratória de caráter quali-quantitativo. Foi aplicado um questionário para pais que possuem crianças com idade entre seis e sete anos, do município de Agudo, RS e do Rio de Janeiro, RJ. O questionário foi baseado no estudo de Silva (2008). A conclusão é a de que se percebeu que a autonomia está presente na dupla moral, uma vez que para que isso se torne possível o indivíduo necessariamente precisa ser autônomo, salvaguardando a identidade pessoal, o seu projeto de natureza e, ao mesmo tempo, relativizando as regras do social, contribuindo assim para a autorrealização do sujeito.