Abstract:
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a relação de consumo e produção de moda
com o conceito de sustentabilidade, avaliando produtos e processos na indústria Brasileira que se preocupam com essa questão. Tal verificação se faz necessária visando um menor consumo de energia ou matéria-prima ao longo do processo produtivo, e no descarte de resíduos e tempo de vida útil do produto, ou mesmo com a conscientização por parte dos consumidores. Assim, é possível construir uma relação de produção e consumo consciente e sustentável na indústria da moda? Dessa forma, foi utilizado o método de abordagem dedutivo e o método de procedimento monográfico sendo que, em primeiro momento o trabalho partirá de uma abordagem geral da relação da Indústria da moda e sustentabilidade, como contexto histórico, padrões e responsabilidade socioambientais e legislação ambiental, por fim como prática diante de ISO na produção e consumo de produtos de moda nas indústrias brasileiras, diante da aplicação do tema
das marcas definidas a fim de obter semelhanças e diferenças ao analisar a produção de seus bens de forma sustentável. Por fim, através da pesquisa conclui-se que é possível realizar a produção de moda sustentável através da responsabilidade social e demais critérios e legislações ambientais.