AMF - Respositório Acadêmico

As contribuições da pedagogia ontopsicológica para o ensino jurídico, na visão de alunos e professores da Instituição de Ensino Antonio Meneghetti Faculdade

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dc.contributor.author BARCELLOS, Amanda Pereira
dc.date.accessioned 2020-12-23T13:02:00Z
dc.date.available 2020-12-23T13:02:00Z
dc.date.issued 2020-12-03
dc.identifier.uri http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/handle/123456789/672
dc.description.abstract O presente trabalho tem por escopo a apuração das contribuições que a Pedagogia Ontopsicológica pode trazer ao ensino jurídico, com base na visão de alunos e professores da Instituição de Ensino Antonio Meneghetti Faculdade. O objetivo dessa pesquisa foi realizar uma análise de como desenvolver uma estratégia de ensino jurídico que envolva intensamente professores e alunos e que possibilite a capacitação de desenvolvimento das potencialidades e habilidades do professor, de maneira a buscar o melhor do aprendizado e ao mesmo tempo fomentar o progresso do aluno, atendendo, nesse âmbito, as normas reguladas pela Resolução CNE/CES nº 5, de 17 de dezembro de 2018. Com base nisso, a pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: como a Pedagogia Ontopsicológica pode colaborar com o processo de ensino e aprendizagem no curso de direito? Para responder a essa indagação, o trabalho foi desenvolvido por meio do método de pesquisa monográfico, com o recorte que parte da análise do ensino jurídico no Brasil, e a instituição de diretrizes curriculares estabelecidas para uniformidade e organização dos cursos de Direito. Num segundo momento, reuniu-se o aporte teórico da Pedagogia Ontopsicológica e sua relação com as normas estabelecidas na Resolução CNE/CES nº 5, de 17 de dezembro de 2018. O terceiro momento abrange um estudo de caso, o qual teve base na visão dos alunos das turmas referentes aos 6º, 8º e 10º semestres do curso de Direito, e de professores selecionados que foram indicados como referência de ensino pelos discentes, no ano de 2020, na Instituição de ensino Antonio Meneghetti Faculdade. Observouse, nesse contexto, quais elementos auxiliam no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos, assim como qual o papel do professor nesse processo de ensino. Ao final, com o resultado obtido, verificou-se que é eficaz a aplicação da Pedagogia Ontopsicológica no ensino jurídico. pt_BR
dc.subject Ensino Jurídico pt_BR
dc.subject Diretrizes Curriculares pt_BR
dc.subject Pedagogia Ontopsicológica pt_BR
dc.title As contribuições da pedagogia ontopsicológica para o ensino jurídico, na visão de alunos e professores da Instituição de Ensino Antonio Meneghetti Faculdade pt_BR


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