dc.description.abstract |
O presente trabalho tem por escopo a apuração das contribuições que a Pedagogia
Ontopsicológica pode trazer ao ensino jurídico, com base na visão de alunos e professores da
Instituição de Ensino Antonio Meneghetti Faculdade. O objetivo dessa pesquisa foi realizar
uma análise de como desenvolver uma estratégia de ensino jurídico que envolva intensamente
professores e alunos e que possibilite a capacitação de desenvolvimento das potencialidades e
habilidades do professor, de maneira a buscar o melhor do aprendizado e ao mesmo tempo
fomentar o progresso do aluno, atendendo, nesse âmbito, as normas reguladas pela Resolução
CNE/CES nº 5, de 17 de dezembro de 2018. Com base nisso, a pesquisa buscou responder ao
seguinte questionamento: como a Pedagogia Ontopsicológica pode colaborar com o processo
de ensino e aprendizagem no curso de direito? Para responder a essa indagação, o trabalho foi
desenvolvido por meio do método de pesquisa monográfico, com o recorte que parte da análise
do ensino jurídico no Brasil, e a instituição de diretrizes curriculares estabelecidas para
uniformidade e organização dos cursos de Direito. Num segundo momento, reuniu-se o aporte
teórico da Pedagogia Ontopsicológica e sua relação com as normas estabelecidas na Resolução
CNE/CES nº 5, de 17 de dezembro de 2018. O terceiro momento abrange um estudo de caso, o
qual teve base na visão dos alunos das turmas referentes aos 6º, 8º e 10º semestres do curso de
Direito, e de professores selecionados que foram indicados como referência de ensino pelos
discentes, no ano de 2020, na Instituição de ensino Antonio Meneghetti Faculdade. Observouse, nesse contexto, quais elementos auxiliam no desenvolvimento e na aprendizagem dos
alunos, assim como qual o papel do professor nesse processo de ensino. Ao final, com o
resultado obtido, verificou-se que é eficaz a aplicação da Pedagogia Ontopsicológica no ensino
jurídico. |
pt_BR |