Abstract:
O presente trabalho trata da importância de desenvolver as relações interpessoais no
ambiente escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, localizada em
Agudo/RS, mediante a realização de estágios supervisionados na Educação Infantil e
nos Anos Iniciais. O questionamento que norteou o trabalho diz respeito às influências
das relações interpessoais no trabalho da comunidade escolar, englobando direção,
professores, pais e alunos. Assim, o objetivo geral busca compreender como as relações
interpessoais influenciam no trabalho da comunidade escolar envolvendo direção,
professores, pais e alunos. Com base no objetivo geral, estabeleceu-se os seguintes
objetivos específicos: a) Identificar os conceitos de relações interpessoais; b) Realizar
pesquisa bibliográfica sobre as formas de trabalhar as relações interpessoais na
educação; c) Observar como ocorrem as relações interpessoais nos sujeitos que
compõem o ambiente escolar: gestores, professores, pais e alunos. Esta é uma pesquisa
qualitativa, exploratória, descritiva e participante, em que foi utilizada a observação
como coleta de dados. Para tanto, foi observado a maneira que os sujeitos participam da
comunidade escolar e como se relacionam entre si. Dentre os resultados encontrados,
pode-se afirmar que de fato as relações interpessoais podem influenciar de forma
positiva ou negativa no desempenho da aprendizagem dos alunos, no processo de ensino
dos professores e no envolvimento dos pais com a escola. Após a realização deste
trabalho ficou evidente que o respeito entre os sujeitos atuantes na comunidade escolar
pode ser um dos reflexos do cuidado para com as relações interpessoais.