dc.contributor.author |
SILVA, Marisa Elisabete da |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-16T19:35:37Z |
|
dc.date.available |
2023-01-16T19:35:37Z |
|
dc.date.issued |
2021-08-13 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/810 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho buscou compreender a relação do casal na educação dos filhos estabelecendo como
objetivos: investigar a intencionalidade consciente dos adultos se tornarem genitores, verificar se os pais
buscam conhecer como podem prover a educação de seus filhos, conhecer os valores que os pais utilizam
na educação dos filhos e confrontar se existe congruência entre os valores intencionados e praticados na
educação dos filhos. Esta pesquisa teve como fundamento teórico a pedagogia Ontopsicológica. A
metodologia utilizada foi a qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio da elaboração de uma
entrevista de 21 perguntas abertas, organizadas em temas para responder aos objetivos de pesquisa.
Foram entrevistados sete pais que se dispuseram a contribuir com nossa investigação. Os dados revelam
algumas conclusões principais: a) a relação do casal deve ocorrer a partir do egoísmo sadio do casal; b) a
intencionalidade do casal em ter filhos interfere na educação deles; c) a importância da realização
existencial do adulto-mãe (educador/pais). Por fim, evidenciamos a pedagogia Ontopsicológica como
suporte da nossa atividade profissional do pedagogo bem como para a educação dos filhos nos primeiros
anos de vida, pois ela proporciona aos pais e educadores alcançar a arte de como coadjuvar ou
desenvolver uma criança à realização. |
pt_BR |
dc.subject |
Relação pais e filhos |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia Ontopsicológica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação dos filhos |
pt_BR |
dc.title |
A relação educativa dos pais com os filhos nos primeiros anos de vida |
pt_BR |