Abstract:
Espaços escolares correspondem aos espaços físicos disponíveis na infraestrutura escolar que são utilizados na oferta educacional. Eles podem ser classificados como espaços internos, como salas de aulas, brinquedotecas, bibliotecas, refeitórios e espaços externos, com pracinhas e parquinhos. O objetivo deste trabalho foi realizar busca na literatura sobre o tema espaços escolares e os aspectos que interferem na aprendizagem, as principais características e sua organização, como o espaço e o ambiente se integram, a organização dos espaços e os aspectos que a legislação abrange. O método utilizado foi a revisão bibliográfica através da busca, com uni termos controlados, em sites de busca como Google Acadêmico, Google, Bing, sites de jornais e revistas, além de buscas na legislação brasileira acerca de regulamentação da oferta educacional e exigências regulamentares para as características dos espaços escolares. Os artigos selecionados foram lidos para extração dos dados necessários para realização desta revisão. A partir da definição e características dos espaços e de ambiente é importante ressaltar que a complementaridade entre eles é fundamental para a oferta educacional. A organização do espaço escolar serve como qualificador da educação, porém os professores precisam observar as brincadeiras e os locais preferidos para isso para poder manter a atenção e o protagonismo das crianças. Uma sala de aula precisa ser versátil e conversível além de proporcionar um ambiente lúdico fazendo com que sua organização contemple as condições físicas necessárias. Carteiras escolares podem ser dispostas de forma diferente para cada atividade visando o melhor aproveitamento do espaço e a dinâmica que será aplicada. Embora teorias acerca de espaços, ambiente e organização da oferta educacional sejam bastante divulgadas ente professores e gestores, o Brasil ainda carece de uma legislação específica para estabelecer as características dos espaços destinados à educação e, mesmo nas legislações municipais o tema não encontra muitos avanços. Grande parte das escolas estão instaladas em edificações construídas antes mesmo do regramento de acessibilidade ser criado e utilizam edificações que muitas vezes passaram por algumas reformas, mas que ainda são insuficientes, tanto para contemplar a acessibilidade plena quanto para contemplar as melhores condições de oferta educacional. Os dados levantados na literatura mostram que ainda há muito o que ser feito para qualificar os espaços visando atingir os melhores resultados em educação, contudo a criatividade dos professores pode fazer com que os estudantes atinjam desempenhos satisfatórios no aprendizado.