AMF - Respositório Acadêmico

O espaço escolar na educação

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dc.contributor.author SUSIN, Luisa Leal
dc.date.accessioned 2023-09-11T23:24:19Z
dc.date.available 2023-09-11T23:24:19Z
dc.date.issued 2023-07-20
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/819
dc.description.abstract Espaços escolares correspondem aos espaços físicos disponíveis na infraestrutura escolar que são utilizados na oferta educacional. Eles podem ser classificados como espaços internos, como salas de aulas, brinquedotecas, bibliotecas, refeitórios e espaços externos, com pracinhas e parquinhos. O objetivo deste trabalho foi realizar busca na literatura sobre o tema espaços escolares e os aspectos que interferem na aprendizagem, as principais características e sua organização, como o espaço e o ambiente se integram, a organização dos espaços e os aspectos que a legislação abrange. O método utilizado foi a revisão bibliográfica através da busca, com uni termos controlados, em sites de busca como Google Acadêmico, Google, Bing, sites de jornais e revistas, além de buscas na legislação brasileira acerca de regulamentação da oferta educacional e exigências regulamentares para as características dos espaços escolares. Os artigos selecionados foram lidos para extração dos dados necessários para realização desta revisão. A partir da definição e características dos espaços e de ambiente é importante ressaltar que a complementaridade entre eles é fundamental para a oferta educacional. A organização do espaço escolar serve como qualificador da educação, porém os professores precisam observar as brincadeiras e os locais preferidos para isso para poder manter a atenção e o protagonismo das crianças. Uma sala de aula precisa ser versátil e conversível além de proporcionar um ambiente lúdico fazendo com que sua organização contemple as condições físicas necessárias. Carteiras escolares podem ser dispostas de forma diferente para cada atividade visando o melhor aproveitamento do espaço e a dinâmica que será aplicada. Embora teorias acerca de espaços, ambiente e organização da oferta educacional sejam bastante divulgadas ente professores e gestores, o Brasil ainda carece de uma legislação específica para estabelecer as características dos espaços destinados à educação e, mesmo nas legislações municipais o tema não encontra muitos avanços. Grande parte das escolas estão instaladas em edificações construídas antes mesmo do regramento de acessibilidade ser criado e utilizam edificações que muitas vezes passaram por algumas reformas, mas que ainda são insuficientes, tanto para contemplar a acessibilidade plena quanto para contemplar as melhores condições de oferta educacional. Os dados levantados na literatura mostram que ainda há muito o que ser feito para qualificar os espaços visando atingir os melhores resultados em educação, contudo a criatividade dos professores pode fazer com que os estudantes atinjam desempenhos satisfatórios no aprendizado. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Espaço escolar pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.subject Espaço físico pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Organização do espaço escolar pt_BR
dc.title O espaço escolar na educação pt_BR
dc.type Other pt_BR


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