Abstract:
Em virtude das novas leis impostas pela Ordem dos Advogados do Brasil, que flexibiliza a
utilização do marketing em ambiente jurídico, tem-se a necessidade de estudos que mostrem
finalidade do mesmo. O intuito desta pesquisa é demonstrar a aplicabilidade de um Plano de
Marketing no setor jurídico, em um escritório de advocacia de Florianópolis/SC, e quais os
desafios encontrados na criação dele. Foi utilizada a metodologia qualitativa, por meio de
entrevista com a empresária para a coleta de dados, assim como estudos bibliográficos sobre as
ferramentas aplicadas. Primordialmente, fez-se o diagnóstico do contexto atual, após a
aplicação das ferramentas, e então foram apresentados os resultados e desafios. Como resultado,
foi redigido o Plano de Marketing, com sugestões e apontamentos sobre o negócio. Além disto,
foram expressados desafios e melhorias para o projeto de pesquisa, que vem de maneira
vanguarda abordar um tema pouco estudado. Por fim, a pesquisadora deixa o campo aberto para
futuras pesquisas e aprofundamentos no tema.